Mais Vistos

Gliconeogênese


Gliconeogênese 


Gliconeogênese 



A gliconeogênese, é a nova formação de glicose a partir de precursores que não são carboidratos ex: lactato, glicerol, aminoácidos. Isso acontece quando o glicogênio hepático e muscular é reduzido.

A gliconeogênese torna- se importante quando a quebra de glicose hepática não pode produzir glicose para o sangue, numa taxa necessária. O sistema nervoso central precisa se 125g de glicose por dia, e outros tecidos em média de 30 a 40 gramas por dia. Isto significa que precisamos de pelo menos de cerca de 160 gramas de glicose por dia.




Como os substratos viram glicose:

Lactato: o lactato é transportado entre os tecidos. Os mcts transportam o lactato do músculo para a corrente sanguínea, onde pode ser utilizado pelo coração, fígado, fibras tipo1, o lactato vira piruvato pela enzima Lactato desidrogenase e vai para mitocôndria, para ser transformado em oxaloacetato pela piruvato carboxilase. Depois é convertido em fosfoenolpiruvato e vira glicose.




Glicerol: o glicerol vindo dos triacilgliceróis, pode ser transformado em diidroxiacetona fosfato usando a glicerol quinase e a glicerol fosfato desidrogenase. Depois sofrem ação da frutose 1,6 bifosfatase e glicose 6 fosfatase para se transformar em glicose.

Os aminoácidos: perdem seu radical amina pelas enzimas aminotransferases (NH2), e seu esqueleto de carbono pode virar glicose. Como no ciclo glicose- alanina onde os BCAAs doam seu radical NH2 amina para o piruvato, e forma alanina. A alanina perde seu grupo amina para produzir uréia e o esqueleto de carbono é transformado em glicose no fígado.

Por isso pessoal é importante se alimentar para não perder aminoácidos dos músculos e nem reduzir o desempenho nos treinos. Pois o maior combustível para os músculos e sistema nervoso central é a glicose. 
Procure um bom nutricionista!

Referências: princípios de bioquímica para a ciência do exercício,2008.

Fonte Professor Max Emanuel
Contato 79- 999374156
E-mail Maxtitas@gmail.com



Facebook

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...