Mais Vistos

Osteoporose



Osteoporose 


Osteoporose 



A osteoporose é uma doença que se caracteriza pela redução da massa óssea, associada a deterioração na microarquitetura do tecido ósseo, que atinge mais o público feminino após a menopausa.

O pico de massa óssea é influenciado por sexo, raça, nutrição, exercícios, e saúde global. Em relação ao sexo e à etnia, a massa óssea é 30% maior no homem do que nas mulheres e, 10% mais alta na ...população negra em relação a branca.

Com o avançar da idade, ao alcançar o seu pico de mineralização, a massa óssea inicia o seu declínio. Perdendo a matriz de colágeno e o seu conteúdo mineral.
O osso é uma estrutura sólida composta por 50% de água. Os ossos são formados pelas cartilagens(ossificação endocondral), ou de uma membrana conjuntiva(ossificação intramembranosa). A estrutura rígida é formada por: pirofosfato de cálcio, magnésio, sódio, cloro, combinados com colágeno que dá elasticidade ao osso.

A principal função do sistema esquelético é: produzir células sanguíneas( hematopoiese), sustentação mecânica aos movimentos e proteger os órgãos.

As células:
Osteócitos: são células adultas oriundas dos
osteoblastos, fazem síntese e reabsorção óssea.

Osteoblastos: produzem a matriz óssea e mineralização dos ossos, ficam no periósteo ( membrana que reveste os ossos), regeneram os ossos através do TGF(fator de crescimento e transformação,IGF-1, FGV.

Osteoclastos: digerem a matriz óssea são formadas por monócitos.

O exercício ajuda a aumentar a massa óssea através da produção de osteoblastos pela sobrecarga mecânica e reduzir a perda de massa óssea. O sedentarismo reduz cerca de 36%a 35% da massa óssea, e principalmente as mulheres devem fazer musculação porque na menopausa a diminuição de estrogênios leva perda de massa óssea e a musculação é a melhor a atividade para evitar a perda de massa óssea(Simão2003). Recomendações de musculação: 3 a 4 vezes por semana e direcionar para o local que tem perda de massa óssea. lembrando que atividades sem impacto como ciclismo e natação não aumentam a densidade óssea como as atividades de impacto como a musculação E a corrida.

A ingestão de cálcio e a exposição ao sol é essencial para fortalecer os ossos.



Fonte Professor Max Emanuel


Contato 79- 999374156


E-mail Maxtitas@gmail.com


Facebook

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...