Mais Vistos

Síntese de Glicogênio


Síntese de Glicogênio


Síntese de Glicogênio


A maior parte do glicogênio encontra- se no fígado e no músculo esquelético, a quantidade de carboidrato na dieta influencia a quantidade de glicogênio armazenada. Após o exercício, quando os níveis de glicogênio no músculo estão reduzidos, o glicogênio é estocado preferencialmente nos músculos exercitados. Isso, é devido à sensibilidade à insulina no músculo esquelético, com baixo estoque de glicogênio devido ao exercício.




No armazenamento de glicogênio ou glicogênese, as unidades de glicose são acionadas uma por vez na molécula de glicogênio já existente, criando cadeias não- ramificadas longas, com ligações glicosidicas alfa 1,4. Uma enzima ramificadora cria, então, ligações alfa 1,6, que levam a estrutura final altamente ramificada.

A glicose entra na célula e é fosforilada à glicose 6 fosfato pela hexoquinase ou glicocinase no fígado. A glicose 1 fosfato é produzida quando o grupo fosfato da glicose 6 fosfato é transferido para a posição 1 pela fosfoglicomutase. Para produzir o glicogênio, a glicose deve ser ativada por uma reação entre a glicose 1 fosfato e uridina trifosfato(UTP), produzindo UDP glicose. Essa reação é catalisada pela UDP glicose pirofosforilase, e o seu produto é a forma precursora da glicose para ser adicionada ao primer de glicogênio.

A enzima glicogênio sintase A, que é ativada pela insulina, adiciona unidades de glicose, na forma de UDP glicose, liberando UDP e produzindo uma molécula de glicogênio aumentada em uma unidade de glicose. A síntese de glicogênio é irreversível.

A enzima glicogenina é necessária para formar glicogênio, transferindo unidades glicosil para si mesma, a partir de unidades UDP glicose, até que existam 7 a 11 unidades glicosil. E a enzima ramicadora cria uma estrutura ramificada.
Lembrando que para abastecer todo estoque de glicogênio são necessárias 48 horas, então alimente- se bem para não reduzir o desempenho nos treinos, principalmente se as atividades forem no mesmo dia.

Referências: princípios de bioquímica para a ciência do exercício, 2008.



Fonte Professor Max Emanuel
Contato 79- 999374156
E-mail Maxtitas@gmail.com
Facebook

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...