Mais Vistos

Sistema respiratório e exercício


Sistema respiratório e exercício 


Sistema respiratório e exercício 


Respiração é a troca de ar entre os pulmões e a atmosfera, o sistema respiratório superior é formado por: boca, cavidade nasal, faringe e laringe. Sistema respiratório inferior: traquéia, brônquios e pulmões. Os alvéolos são estruturas em forma de saco onde ocorrem às trocas gasosas e liberam uma substância chamada surfactante que facilita a expansão dos pulmões.

Nós respiramos pela diferença de pressão e a inspiração ocorre quando a pressão alveolar diminui e os músculos intercostais externos e o diafragma contraem aumentando o volume toracico. já na expiração a pressão alveolar excede a pressão atmosférica e os músculos abdominais e intercostais internos são os responsáveis pela expiração.

Em repouso a respiração é em média de 12 incursões por minuto e 500ml de ar por incursão respiratória. Consequentemente, o volume de ar respirado a cada minuto é igual a 6 litros por minuto.
Já durante o exercício moderado a frequência respiratória aumenta para 30 incursões e 2.5 litros por por cada incursão por minuto, multiplicando chega a 75 litros de ar por minuto.

E durante o exercício intenso são 50 incursões e 3 litros por minuto chegando 150 litros de ar por minuto. Os exercícios intensos aumentam a frequência respiratória pelo excesso de co2.

As adaptações ao treinamento
levam a uma diminuição do consumo de oxigênio pela musculatura ventilatória e isso leva à reduzir o cansaço durante o exercício e na musculatura ventilatória, e o oxigênio não utilizado pela musculatura respiratória torna- se disponível para os músculos ativos.

Isso leva o ar a permanecer mais tempo nos pulmões e tem uma maior extração de oxigênio a partir do ar inspirado. Por exemplo, o ar exalado de indivíduos treinados durante o exercício têm 14 a 15% de oxigênio e as pessoas destreinadas têm, em média, 18% de oxigênio no ar exalado para a mesma quantidade de exercício. Isso mostra que a pessoa destreinada ventila mais ar para conseguir o mesmo consumo submaximo de oxigênio.

Mais uma vez o exercício mostra os seus benefícios fisiológicos!

Referências: fisiologia humana uma abordagem integrada/ Dee unglaub silverthorn; 2003.



Fonte Professor Max Emanuel
Contato 79- 999374156
E-mail Maxtitas@gmail.com

Facebook

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...