Mais Vistos

Exercício e inflamação


Exercício e inflamação


Exercício e inflamação





Além dos inúmeros efeitos do exercício em relação a hipertensão, diabetes, câncer, depressão, hipercolesterolemia etc... o exercício ainda pode combater a inflamação com a vantagem de não trazer os efeitos colaterais dos antiinflamatórios se for prescrito corretamente.

Mecanismos bioquímicos de inibição inflamatória: - os acidos graxos ( gorduras), tem o poder de ativar os receptores do tipo toll ( TRL 2 e 4), e o Fator nuclear Kappa Beta(NFkBp50/p65), que são encontrados em vários tipos de células, incluindo adipócitos, hepatócitos, miócitos.
A inibição dessa via de sinalização inflamatória ocorre quando os receptores do tipo toll(TRL2,4) não são ativados e, por conseguinte não se ligam ao fator de diferenciação mielóide 88 ( Myod 88), ocorrendo esse bloqueio, a ligação do Myod 88 ao ao TRL 2/4 que a ativa o receptor da Interleucina-1(citocinas inflamatória) associado a quinase4 (Irak-4) é inibido e o Fator 6 associado ao TNF( fator de necrose tumoral) também é inibido.




Isso leva a não ativação do fator de crescimento e transformação (TAK) e a unidade inibitória do Nfkb( Ikb) não é ativada fazendo com que o Nfkb não produza citocinas inflamatórias( IL6, TNF, IL1-B) reduzindo a inflamação.

O exercício é um grande aliado nessa inibição da inflamação, um estudo realizado por Lambert et al(2008), verificou que exercícios aerobicos a 75% do vo2 Max associados a exercícios de musculação, reduziram a inflamação e citocinas inflamatórias.

Mais uma vez o exercício se mostra um grande aliado no quesito saúde! Exercite - se e procure um profissional qualificado.

Referências: oliveira M, Gleeson M. The influencie of prolongation cycling on monocyte Toll-like receptor 2 and 4 expression in healthy men. Eur J Appl Physiol 2010, 109(2):251-7


Fonte Professor Max Emanuel
Contato 79- 999374156
E-mail Maxtitas@gmail.com


Facebook

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...