Mais Vistos

Overtraining



Overtraining

Overtraining


A quantidade ótima de treinamento para a melhora do rendimento não é totalmente conhecida. Os princípios do treinamento, o conhecimento das exigências da modalidade, como também da resposta do atleta ao treinamento, e o estabelecimento de metas ou objetivos realistas, são de fundamental importância para oferecer uma melhora no rendimento a médio e a longo prazo, para evitar o overtra...ining( excesso de treinamento). O melhor período para se aplicar um novo estímulo é o período de supercompensação, onde o organismo está em melhor condição do que antes ao estímulo. O overtraining é responsável por uma queda na performance que varia de 0,7 a 15%, durante os treinos e nas competições e seus sintomas são: queda no limiar anaeróbio, fadiga prematura, dor e rigidez muscular, mudanças no humor, redução na sensibilidade às catecolaminas, queda na percepção, coordenação. O atleta não consegue se recuperar e se adaptar as cargas que estão sendo dadas.

Os parâmetros para identificação do overtraining são: aumento dos hormônios catabólicos: (cortisol, adrenalina, noradrenalina), redução de hormônios anabólicos( tiroxina, testosterona,GH, e isso leva a perda de massa muscular. Baixo nivel de ferro, ferritina( proteína que armazena ferro), hemoglobina, glicose, lactato, amônia. O lactato reduzido pode ser redução à sensibilidade às catecolaminas e redução de glicogênio.
Há uma incidência maior de infecções em decorrência na redução na quantidade de linfócitos e anticorpos. Aumento nas enzimas creatina quinase e lactato desidrogenase, também servem de critério para identificar o overtraining. O VO2(consumo de oxigênio), e a frequência cardíaca aumentam em exercícios submaximos.
Para previnir o overtraining é necessário alternar dias ou semanas entre treinos leves e intensos, e ingerir muito líquido e carboidratos para restabelecer as reservas energéticas e previnir a fadiga. E a periodização de treino com o devido tempo de recuperação entre as cargas numa boa periodização de treino.
Consulte um nutricionista e um profissional de educação física!
Referências: Hooper,s.l; MacKinnon,LT. Monitoring overtraining in athletes. Recommendations.p.321-327.


Fonte Professor Max Emanuel

Contato 79- 999374156

E-mail Maxtitas@gmail.com



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...