Mais Vistos

Proteínas



Proteínas 

Proteínas 



A proteína é um nutriente vital para os seres vivos, pois é uma macromolécula presente em todas as células de organismos vivos.

Como os carboidratos e as gorduras, as proteínas contêm átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio, diferindo-se pela presença, principalmente, de nitrogênio, juntamente com enxofre, fósforo e ferro.

As proteínas são formadas por combinações dos vinte aminoácidos em diversas proporções e cumprem funções estruturais, reguladoras, de defesa e de transporte nos fluidos biológicos. As proteínas de alto valor biológico tem todos os aminoácidos essenciais que são: histidina, isoleucina, valina, leucina, prolina, triptofano, treonina, fenilalanina, tirosina, lisina, e só são encontradas em alimentos de origem animal ex: carnes, ovos, iogurte, queijos, etc... 150 a 200gramas de proteínas são digeridas por dia 6 a 12 gramas aparecem nas fezes, 90 a 100 gramas da ingestão de comida e 60 a 70 gramas vem das enzimas e descamação intestinal. Após a absorção intestinal os aminoácidos vindo da quebra das proteínas vão para o fígado pelo sistema porta hepático que controla a concentração de aminoácidos plasmáticos.

Cerca de 20% dos aminoácidos que chegam ao fígado vão para a circulação sistêmica, cerca de50% viram uréia e 6% proteínas plasmáticas como: albumina( transporta ácidos graxos), enzimas, neurotransmissores, anticorpos, hormônios etc.... Aí nos vemos o quanto é importante a ingestão de proteínas, lembrando que é importante ingerir proteínas em todas as refeições inclusive nos lanches, porque elas aumentam o efeito termogênico alimentar( gasto de energia pela alimentação) mais do que os carboidratos e gorduras, ainda dá saciedade levando a pessoa a comer menos e a diminuir o índice glicêmico da refeição( que é a velocidade que a glicose chega na corrente sanguínea) e isso leva estocar menos gordura. A recomendação diária para pessoas sedentárias é de 0,8 gramas por kg de peso corporal e para pessoas que visam aumento de massa muscular e treinam 1,8 gramas por kg de peso corporal. Esses valores podem ser menores ou maiores dependo da estratégia de seu nutricionista.

Consulte um bom nutricionista!

Fonte Professor Max Emanuel

Contato 79- 999374156

E-mail Maxtitas@gmail.com



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...