Mais Vistos

Lactato


Lactato
Lactato
O lactato era considerado o grande vilão da fadiga durante o exercício, mas, hoje nós sabemos que ele até ajuda a diminuir a acidez agindo como tampão. O termo antigo ácido lático não deve ser usado, pois para existir no plasma sanguíneo o pH teria que ser de 3,2 e nosso pH sanguíneo é de 7,4. O pH é o potencial de hidrogênio e serve para medir a acidez e liberação de íons hidrogênio.
E na verdade o lactato tampona os íons H+, quando NADH( nicotinamida adenina dinucle...otideo) leva o H+ para o piruvato e não para mitocôndria, é formado através da enzima lactato desidrogenase.
Hoje os estudos comprovam que a fadiga não é causada pelo lactato e sim pelo fosfato inorgânico(Pi) e pelo K+( potássio). E alguns estudos têm mostrado que a acidez não diminui a produção de força ( tomlim, 2002). Lembrando que o lactato é oriundo da via glicolítica( via da utilização de glicose), e os íons H+ vem da quebra do ATP e do NADH( nicotinamida adenina dinucleotideo). No organismo temos tampões( substâncias que recebem os íons H+ e reduz a acidez celular, como: hemoglobina, fosfato intramuscular, bicarbonato na reação: HCO3+ H+ H2CO3 =CO2+ H2O, e a carnosina que é formada pelos aminoácidos alanina e histidina e que também é obtida através de suplementação.

Então pessoal, ácido lático não pode existir no plasma pois seu PH é muito baixo e desnaturaria as células, e o lactato não causa fadiga, e ainda ajuda a diminuir a acidez. O papel de vilão na fadiga ficou para o fosfato e o potássio (K+), até surgirem novas evidências científicas.
Lembrando que a dor sentida durante o exercício é acidez, e a dor do dia seguinte é inflamação pelas rupturas das fibras.
Referências: Glaister M. Multiple sprint work: physiological responses, mechanisms of fatigue and the influencie of aeróbic fitness. Sports med. 2005; 35: 757- 77.
As bases bioquímicas do
desempenho nos esportes/ Ron maughan e Michel gleeson; rio de janeiro guanabara koogan, 2007


Fonte Professor Max Emanuel
Contato 79- 999374156
E-mail 
Maxtitas@gmail.com
Facebook 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...